Vida e Saúde
2 anos atrás

Saber como calcular o IMC é um passo para a vida saudável

Saber como calcular o IMC é um passo para a vida saudável

Muito se fala de calcular o IMC (índice de massa corporal), mas você sabe o que é essa medida? Ela é uma conta internacional onde se calcula o peso ideal de uma pessoa, mas com base em uma tabela de modo geral, sendo muitas vezes um teste primário para a avaliação física, que demanda mais exames, você sempre deve procurar um profissional responsável para ter melhores resultados.Confira como calcular a base do seu Índice de Massa Corporal (IMC). Tenha anotado seu peso em kilos e sua altura em metros.

O QUE É IMC?

Uma das maneiras de saber se o seu peso está adequado à sua altura é calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Considere apenas como um ponto de partida, pois o IMC não avalia o seu estado nutricional como todo e precisa ser interpretado por um profissional de saúde, que analisará uma série de outras medidas e características suas, como idade, sexo, percentual de gordura, entre outros aspectos, antes de um diagnóstico.

FÓRMULA DO IMC

A fórmula do IMC é a mesma para todas as pessoas. O que muda são os pontos de corte, ou seja, os valores considerados como referências para a classificação do seu peso. Essas referências são específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

CÁLCULO IMC INFANTIL

Em crianças e adolescentes, a avaliação do estado nutricional leva em conta um conjunto maior de parâmetros. Além da análise do IMC, feita de acordo com a idade, leva-se em conta outros fatores, como estatura para idade, peso em relação à estatura e o peso em relação à idade. Esses fatores devem ser considerados conforme a faixa etária, assim como ocorre com a tabela de classificação do IMC para esse grupo. A avaliação do peso em crianças menores de 10 anos é mais complexa, pois utiliza indicadores diferentes para subgrupos diferentes (0 a 2 anos, 2 a 5 anos e 5 a 10 anos). Para mais informações, busque a orientação de um profissional de saúde.

COMO CALCULAR O IMC NA CALCULADORA?

Para calcular do IMC, divida o seu peso (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura. Veja a fórmula: IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros).

TABELA DO IMC

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.

  • < 16 Magreza grave
  • 16 a < 17 Magreza moderada
  • 17 a < 18,5 Magreza leve
  • 18,5 a < 25 Saudável
  • 25 a < 30 Sobrepeso
  • 30 a < 35 Obesidade Grau I
  • 35 a < 40 Obesidade Grau II (severa)
  • > 40 Obesidade Grau III (mórbida)

AVALIAÇÃO DO PESO IMC PARA IDOSO

No caso dos idosos, além do IMC, é importante avaliar o perímetro ou circunferência da panturrilha, assim como se faz com a cintura quando medimos a circunferência da cintura. O perímetro da panturrilha é mais sensível para a avaliação da massa muscular, cuja redução implica a diminuição da força muscular. Nos idosos, o perímetro superior a 31 cm indica um quadro de normalidade, enquanto uma medida igual ou inferior a esse valor é indicativa de desnutrição.

IMC PARA GESTANTES

Mesmo em idade adulta, as gestantes devem ter o seu IMC avaliado de forma especial, tendo sempre como referência a idade gestacional do feto. Gestantes no início da gravidez têm condições físicas muito diferentes daquelas que já estão próximas do momento do parto. O simples cálculo do IMC e a consulta à tabela de classificação convencional podem indicar, por exemplo, sobrepeso, ainda que ela esteja plenamente saudável. O acompanhamento do profissional de saúde é fundamental nessa fase.

Procure um Profissional

Este cálculo vale apenas de forma ilustrativa, o ideal é você sempre procurar um profissional da saúde, como um nutricionista para se informar sobre como proceder para melhorar sua qualidade de vida.

Seguindo as orientações médicas você certamente chegará ao peso que deseja, sempre sem prejudicar a saúde.

Conheça mais o Felizen

O Felizen é um blog que traz dicas para enriquecer a vida dos usuários, muito além da notícia, conteúdo útil para a vida toda, a todo momento... Leia Mais